Greenbiovibe

100% Organic Cotton ( Algodão Orgânico )

Data

O algodoeiro é o nome vulgar dado a várias espécies do género botânico Gossypium L., da família Malvaceae. Existem cerca de 40 espécies, arbustivas, nativas das regiões subtropicais e tropicais, algumas das quais são utilizadas para a produção da fibra têxtil conhecida como algodão.

Em estado selvagem, os arbustos do algodoeiro conseguem atingir até 7 m de altura. As folhas são grandes, com três, cinco (ou mesmo sete) lobos. As sementes estão contidas numa cápsula, estando cada uma envolvida numa fibra felpuda designada pelo vocábulo inglês lint (plural: linters). As espécies mais utilizadas para fins comerciais são G. hirsutum (Estados Unidos e Austrália), G. arboreum e G. herbaceum (Ásia), e G. barbadense (Egipto). Os linters são, geralmente brancos, mas existem também variedades com cor castanha ou verde que, para não contaminarem geneticamente a variedade branca, têm a sua plantação banida junto às grandes produções de algodão.

O algodão orgânico ou biológico é aquele que é cultivado sem uso de pesticidas ou aditivos químicos fertilizantes, recorrendo a métodos de menor impacte ambiental. Este tipo de algodão é especialmente utilizado na produção de lenços, écharpes e kimonos. Existem diferentes níveis de certificação deste género de produto mas, em geral, exige-se que os solos onde a planta é cultivada não tenha recebido qualquer tratamento químico nos últimos três anos antes da plantação.

O algodão orgânico é geralmente definido como o algodão cultivado organicamente em países subtropicais como Índia, Turquia, China e partes dos EUA a partir de plantas não geneticamente modificadas e sem o uso de produtos químicos agrícolas sintéticos, como fertilizantes ou pesticidas além dos permitidos pela rotulagem orgânica certificada. Sua produção deve promover e aprimorar a biodiversidade e os ciclos biológicos. Nos Estados Unidos, as plantações de algodão também devem atender aos requisitos impostos pelo Programa Orgânico Nacional (NOP) do USDA para serem considerados orgânicos. Esta instituição determina as práticas permitidas para controle de pragas, cultivo, fertilização e manejo de culturas orgânicas.

As roupas orgânicas podem ser compostas de algodão, juta, seda, rami ou lã. Os têxteis não precisam ser 100% orgânicos para usar o rótulo orgânico.  Um termo mais geral é têxtil orgânico, que inclui vestuário e têxteis para o lar. Os requisitos técnicos em termos de certificação e origem geralmente permanecem os mesmos para roupas e tecidos orgânicos.

Certificação

  • GOTS, Global Organic Textile Standard  –  https://global-standard.org/
  • ECOCERT – https://www.ecocert.com/en/certification

Outros
artigos

ReUse By Ajuda de Mãe

  O ReUse By Ajuda de Mãe é um projeto de empreendedorismo social desenvolvido pelo Gabinete de Santarém, no âmbito do Prémio BPI “la Caixa”

Terra Saboaria Artesanal

  a inspiração  Terra, o Planeta Azul, envolto nos farrapos brancos das nuvens, onde encontramos tudo o que precisamos para viver: o ar que respiramos,

Little Badger

  Little Badger é uma marca portuguesa de artigos de Design e Ilustração criada no Porto, em Agosto de 2020, por Tiago Geraldes. Tiago Geraldes,

Horta.Come

  A Horta.Come é uma mercearia biológica certificada na preparação e distribuição de produtos provenientes de Agricultura Biológica (PT-BIO-05), criada em Outubro de 2020. Os

Registar

Contactos