A orvalho é um projeto piloto que consiste na produção de produtos hortícolas da época e locais seguindo sempre as boas práticas agrícolas, disponibilizando alimentos saudáveis e que respeitem o meio ambiente e ciclo natural das plantas.
Pai e filho aperceberam-se que a integração deste projeto no seu hostel/guesthouse Castaway, pela preocupação maior sobre a sustentabilidade e alimentação saudável, seria uma opção viável.
Devido à pandemia que se vive no momento e que trouxe alguma dificuldade em atrair hospedes, tendo uma produção sobredimensionada para a família, decidem escoar os produtos e vender aquilo que produzem.
Tendo em conta as regras da agricultura biológica, a produção de hortícolas é feita usando sementes biológicas certificadas, através da utilização de técnicas e procedimentos sustentáveis mas não são certificados.
O combate a pragas e doenças não envolve a utilização de químicos, mas novas formas de combate estão a ser testadas pelo Pedro e pelo pai como por exemplo, a utilização de “redes de malha fina para prevenir ataques de pulgões, moscas, caracóis, etc e a utilização de consociações com outras plantas de modo a atrair insetos benéficos que permitem um equilíbrio do ecossistema”.
Utilizam ainda um sistema de rega gota a gota de modo a testarem os seus benefícios/problemas e na distribuição/venda dos produtos, utilizam sacos biodegradáveis.
Pedro acredita que é necessária uma maior sensibilização da população em geral e a consciencialização das crianças desde os primeiros anos escolares, “através da promoção de ações como a criação de hortas na escola, visitas a explorações agrícolas sustentáveis e integração de alimentos de origem biológica nos refeitórios/cantinas”.