Biaia – Quinta Biológica

Data

 

A Quinta da Biaia tem cerca de 100 ha e fica situada entre as encostas de Castelo Rodrigo, e Serra da Marofa.

A área plantada com vinha corresponde a 29 hectares e está distribuída por três parcelas; a vinha da Alvandeira com solo argilo-limoso; a vinha do Souto com solos de transição de granito e xisto; e a vinha das Lameiras com solo de granito.

Estas vinhas, plantadas com as castas características da região, estão a uma altitude média de 750m dando origem a vinhos com uma forte acidez que é a sua espinha dorsal.

A Quinta está certificada para a produção em modo biológico até à vinificação, o que, potencia todas as suas características singulares e o seu perfil único. Um projecto liderado na adega pelo enólogo Luís Leocádio.

A Serra da Marofa caracteriza a paisagem da Quinta da Biaia emoldurando as encosta onde estão distribuídas a vinha. Por outro lado, constitui uma barreira natural que a protege dos ventos marítimos potenciando as desejadas amplitudes térmicas que dão origem a vinhos fortemente influenciados pela altitude e pelo clima agreste (frio, amplitudes térmicas, baixa precipitação, elevada insolação).

Outros
artigos

ReUse By Ajuda de Mãe

  O ReUse By Ajuda de Mãe é um projeto de empreendedorismo social desenvolvido pelo Gabinete de Santarém, no âmbito do Prémio BPI “la Caixa”

Terra Saboaria Artesanal

  a inspiração  Terra, o Planeta Azul, envolto nos farrapos brancos das nuvens, onde encontramos tudo o que precisamos para viver: o ar que respiramos,

Little Badger

  Little Badger é uma marca portuguesa de artigos de Design e Ilustração criada no Porto, em Agosto de 2020, por Tiago Geraldes. Tiago Geraldes,

Horta.Come

  A Horta.Come é uma mercearia biológica certificada na preparação e distribuição de produtos provenientes de Agricultura Biológica (PT-BIO-05), criada em Outubro de 2020. Os